Institucional

A história ZM

Em 25 de abril de 1983, a ZM iniciou suas atividades no ramo automotivo, inicialmente dedicada ao desenvolvimento e fornecimento de Relés de Partida. Com o aumento da tecnologia, a conquista de novos mercados e a consolidação da marca no cenário internacional, a ZM estendeu sua produção para Parafusos e Porcas de Roda e Peças Especiais Conformadas a Frio. Como resultado da excelente receptividade e do importante salto tecnológico, devido aos constantes investimentos, a empresa tem atualmente em sua linha de produtos também os Motores de Partida, Alternadores, Polias para Alternadores, Induzidos, Fixadores, Cruzetas e Bombas d’água.

Com uma história de crescimento sustentado por mais de três décadas de atividades e a conquista de certificações internacionais de qualidade como a ISO TS 16949, a ZM apresenta-se como um parceiro comercial estável e fornecedor de produtos de alta confiabilidade e competitividade.

A engenharia ZM

Thumbnail

A ZM detém toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de seus produtos desde a concepção até sua validação. Utilizando-se de tecnologia de ponta em CAD/CAM/CAE para a geração de processos produtivos e fabricação de ferramentas, são desenvolvidos projetos em forjamento a frio, estamparia e injeção, bem como para máquinas e equipamentos para montagem de produtos e processos.

No desenvolvimento de novos produtos são realizadas simulações em ambiente CAD (Computer Aided Design) e CAE (Computer Aided Engineering) dispensando a construção de protótipos físicos e racionalizando o tempo na elaboração de projetos, além de possibilitar melhor adequação do ferramental às máquinas.

A qualidade ZM

A ZM tem plena consciência de que o atual estágio da Empresa, atingindo com eficácia os padrões exigidos pelo mercado, está associado a um fator de especial importância: a Qualidade. Através de investimentos combinados na formação de pessoal, aquisição e desenvolvimento de novas tecnologias a Empresa obtém sucesso em garantir produtos de alta confiabilidade.

As ações no âmbito da qualidade consistem em manter equipes multidisciplinares engajadas em todas as etapas do desenvolvimento do produto. Associadas a elas somam-se técnicas estatísticas, análises de confiabilidade, ensaios acelerados, e ainda como instrumentos de suporte os softwares CAE/CAD/CAM.

As metas e os esforços visam estender o conceito da Qualidade a todos os aspectos da atividade da Empresa. Todos os fatores são considerados, desde os que incidem diretamente sobre o produto como matéria-prima, tecnologia e qualificação profissional, bem como os que o fazem indiretamente, incluindo a qualidade de vida dos funcionários. Por isto, o termo Qualidade na ZM não abrange somente seus produtos, mas todo o contexto dinâmico que os gera.