Os exemplos mais comuns de garantias não cobertas pela ZM estão expostos, de maneira ilustrada por linha, para a consulta do cliente em sua pré-análise visual.
O que verificar: observar a falta de carimbo ZM na carcaça, marca de outro fabricante, carcaça amarelo “vivo” e carcaça com marcas de usinagem. As peças ZM são prateadas ou amarelo bem claro. O amarelo “vivo” indica a zincagem com cromo hexavalente, produto proibido no Brasil. As carcaças ZM são produzidas pelo processo de conformação à frio e tem a superfície lisa.
O que verificar: excesso de óleo no êmbolo e na parte interna do Relé. Em nenhuma hipótese deve-se usar óleo para a lubrificação do êmbolo. Relés de partida novos já saem de fábrica lubrificados, não necessitando de nenhuma lubrificação adicional.
Causas: erro na instalação, vazamento de óleo no motor do veículo.
O que verificar: presença de líquido no interior do Relé de Partida (às vezes virando o Relé de um lado para outro, é possível observar a saída de água, mesmo em pequena quantidade); Relé totalmente coberto por lama ou oxidação severa na superfície.
Causas: utilização do veículo em regiões alagadas, lavagem (lavação) do Motor do veículo sem a devida proteção do Relé.
O que verificar: verificar, através dos furos de fixação, se existe brilho metálico na cor cobre. Se existir, houve a tentativa de fixação do Relé de Partida com parafusos mais compridos que os especificados. O correto é observar as cores: azul, preta ou branca no fundo dos furos de fixação (cor dos carreteis).
Causas: erro na instalação.
Entre em contato com o SAC ZM, para obter mais informações, através do Canal do Cliente.