Notícias

  • 22/09/2023

Confira!

1- Verifique o código de barras:
Em um boleto autêntico, os números do código de barras devem ser idênticos na parte superior e inferior. Os três primeiros dígitos da sequência correspondem ao código do banco emissor, o que representa o primeiro indicador.

2- Valide a fonte de emissão do boleto:
Assegure-se sempre de que a origem do boleto seja confiável. Muitos golpistas enviam boletos falsos por e-mail, SMS ou WhatsApp, em vez de utilizar canais oficiais, como os websites de lojas virtuais. Portanto, se você efetuou alguma compra online ou acessou um site de transações, emita seu boleto exclusivamente por meio do site oficial.

3- Examine com cautela os detalhes do boleto bancário:
Erros de português são comuns em boletos fraudulentos. Verifique se o boleto inclui informações essenciais, como a data de vencimento, o CNPJ e o nome do beneficiário.

4- Analise o montante a ser pago:
O valor a ser pago no boleto aparece em dois locais: no final do código de barras e no campo "valor do documento". Se os dois valores não estiverem iguais, isso deve levantar suspeitas sobre a autenticidade do boleto. Além disso, esteja atento a variações de preço em cobranças que normalmente possuem valores fixos.

5- Verifique os detalhes do beneficiário:
E, para a última dica, observe se o CNPJ do emissor está claramente indicado no boleto bancário. É possível que a empresa utilize sua Razão Social (nome oficial da empresa) em vez do seu nome fantasia.

Lembre-se de que a prevenção é a melhor forma de evitar fraudes em boletos. Seguir essas dicas ajudará a proteger suas finanças e informações pessoais contra possíveis ameaças. Ajude seus amigos a se protegerem também, compartilhando essas dicas!