Notícias

  • 18/10/2019

ZM investe R$ 100 milhões na construção de nova fábrica

Fabricante de relés de partida, parafusos e porcas de roda e peças especiais conformadas a frio, a ZM, empresa brasileira fundada em 1983 em Brusque, Santa Catarina, está investindo R$ 100 milhões na construção de uma nova fábrica que segue o conceito Indústria 4.0, visando ampliar produção e lançar novas linhas de produtos no País.

A nova planta da ZM já está em operação, mas a antiga não foi desativada e ainda concentra a maior parte da produção. A conclusão está programada para o final de 2020 e até 2021 a fabricante deixa uma área de 14 mil m2 e transfere-se definitivamente para outra com 55 mil m2 de área construída, em espaço que terá também área de lazer, auditório, ambulatório e restaurante.

Já foram transferidos para a nova área os departamentos de engenharia e montagem da linha elétrica, vendas, expedição e marketing. Algumas máquinas de conformação a frio já estão operando no novo espaço, mas outros equipamentos chegarão ao longo dos próximos meses, período que também está sendo aproveitado para treinamento de pessoal.

De acordo com Alexandre Zen, superintendente da ZM, ainda faltam alguns detalhes serem desenvolvidos pela parte de TI para que as demais máquinas que ainda estão no antigo endereço possam ser transferidas: “Não é fazer o telhado em um galpão e colocar as máquinas dentro. A parte de infraestrutura, de comunicação entre as máquinas, é a mais delicada do processo e precisa desse investimento todo”.

Com estande na Fenatran, a empresa aproveita a maior feira de transporte da América Latina para mostrar suas novidades e dar informações, via seus técnicos e promotores especializados, aos interessados em saber mais sobre os produtos e aplicações da marca.